DE TUDO UM POUCO

O blog se chamava bolaetc, mas percebi que raramente escrevia sobre a bola. Resolvi mudar, já que rola de tudo nesse espaço muitas vezes esquecido pelo seu dono. Bom, é isso!!!!

sábado, novembro 18, 2006

Homenagem a um herói!


Meu pai viu Ferenc Puskas atuar pelo Honved, no Maracanã, em 1956, e me enviou esse relato do que ele lembra. Abaixo, uma homenagem ao ídolo húngaro.

"Em 1956 eu o vi jogando no Maracanã pelo Honved, base da seleção húngara de 1954 que ganhou da Inglaterra de 6x3 dentro de Wembley, e repetiram a dose em Budapest derrotando os ingleses por 6x0. Foi um escândalo...
Enfrentaram o combinado Botafogo-Flamengo, e ganharam de 6x4, depois foram a São Paulo, venceram o Palmeiras de 8, e foi por aí. A Hungria tinha sido invadida pela URSS, e nesta ocasião o Honved estava excursionando pela Europa. Todos, ou a maioria dos jogadores eram militares e não puderam voltar. A Fifa os proibiu de fazerem jogos oficiais, incluindo amistosos, por isso na camisa não tinha o emblema do clube (o uniforme era totalmente branco, com mangas compridas, - uma novidade para nós).

Alguns clubes brasileiros desobedeceram as ordens da Federação Internacional e jogaram assim mesmo, por solidariedade, talvez. Quanto a CBD (que desempenhava o papel da atual CBF) resolveu acertadamente - no meu entendimento - se omitir.

O Maracanã estava lotado. E o Puskas fez dois gols, sendo o primeiro aos 2 minutos de jogo. Não comemoraram. Aos dez minutos já estava 2x0...
Márcio, não li nada a respeito ainda, estou apenas relembrando o que eu soube, e vi naquela ocasião.
Adelino"

1 Comments:

At 8:54 AM, Anonymous Anônimo said...

Márcio, obrigado pela inserção do e-mail que lhe enviei falando de Ferenc Puskas. Eu tenho um texto que produzi há uns quatro anos, chamado "O Honved que eu vi", mas é um bocado grande, por isso não mandei. Está à sua disposição.
Por oportuno coloquei comentário nos posts da Fiorentina, Arsenal, Real Madrid e Juventus.
E mais uma vez meus parabéns pelo blog. As infomações são precisas, e as fotos bem escolhidas, dinâmicas, coerentes.

Um abraço do leitor

 

Postar um comentário

<< Home